Regional

Publicada em 27/10/20 às 11:05h - 265 visualizações
Morro do Macaco em Monte Sião se queima e macaquinhos Sagui morrem junto com a natureza

Portal Tonogiro

 (Foto: Portal Tonogiro)

Desde a semana passada, o morro do Macaco, localizado ao Norte de Monte Sião, vem sofrendo com uma queimada extensa e difícil de ser controlada.

A causa provável do incêndio seria um curto circuito que teria ocorrido em um poste de transmissão de energia, porem a informação não é oficialmente confirmada pelas autoridades.

O morro possui 1139 metros de altitude, com subida íngreme e mata fechada e recebeu este nome pela quantidade numerosa de macacos Sagui que vivem na localidade.

O coordenador da Defesa Civil de Monte Sião, Fernando Massaro iniciou o combate as chamas com uma dupla de militares do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, porem com a dificuldade de deslocamento de caminhão pipa pela mata fechada e nativa e os fortes ventos, no primeiro dia do incêndio, já uma equipe do SOS Meio Ambiente, composta por bombeiros voluntários civis de Águas de Lindóia se deslocaram ao local para auxiliar no combate, e também o apoio voluntário de um militar de folga da Polícia Militar de Monte Sião, conseguiram no final da noite combater os principais focos de incêndio que já deixava uma destruição na natureza daquela localidade.

No dia seguinte, pela manhã e com a ajuda de um carro cedido pela Conselho Comunitário de Segurança Pública de Monte Sião, a Defesa Civil retornou ao local e conseguiu conter outros focos, pois sem chuva e com ventos fortes, outros que ainda não havia sido exterminados acabaram se espalhando, sendo necessário a ajuda de mais pessoas e novamente do Corpo de Bombeiros.

Muita fumaça foi vista saindo de uma grande área do morro e no final da noite da sexta-feira 23, já com uma grande área queimada e sendo feito uma ação para cercar o fogo, o final de semana um dia acabou sendo tranquilo e dando a impressão que não mais iria acontecer incêndios no local. A chuva veio a colaborou com a área, porem muitos animais já haviam morrido ou até mesmo se queimado e feridos ferimentos, sendo alguns deles socorridos pela equipe do SOS Meio Ambiente.

No domingo dia 25, mais focos apareceram em várias regiões da mata e a situação piorou.

A Equipe do SOS Meio Ambiente, poucos voluntários da cidade e o Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião subiram novamente a mata fechada as 13 horas, e, só saíram do local as 21h30, tendo muita dificuldade de deslocamento dentro da mata, devido à falta de equipamentos como lanterna por exemplo e a falta do celular que não funcionava no local. Com muita dificuldade para sair da mata, devido a escuridão e sem referência de onde estavam, se mantiveram juntos e lentamente conseguiram achar uma saída em uma pousada localizada aos pés do morro.

Na segunda-feira dia 26/10, novamente os voluntários do SOS Meio Ambiente de Águas de Lindoia e o coordenador da Defesa Civil subiram ao local, o calor a falta de água e de equipamentos, foi o maior desafio e conseguiram mesmo assim, combater os focos que se espalharam por uma grande área da mata, já na parte mais baixa do morro, oque indica que uma imensa área já havia sido consumida anteriormente.

Nesta terça-feira, pela manhã aparentemente não há mais grandes focos, porem ainda é possível ver de longe uma pequena fumaça no local. 

O destaque e elogios fica para o Coordenador da Defesa Civil de Monte Sião, toda a equipe de voluntários do SOS Meio Ambiente, composta por cidadãos de bem, voluntários e que amam a natureza e sem qualquer renda individual e somente com a ajuda da população local, salvam a vida da natureza, sem temer os riscos que correm por isso e o apoio fundamental do Corpo de Bombeiros da cidade de Pouso Alegre. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(35)3465-2108

Peça sua Música

  • Gustavo
    Cidade: Monte siao
    Música: Carpinteiro (Alessandro vilas boas)
  • Rodrigo Santos
    Cidade: Monte Sião
    Música: Ouvir o Teu Falar ou Se eu me Humilhar da banda gospel Disco Praise????
  • Juliana
    Cidade: São Paulo
    Música: Mc vitinho jr -maloqueiro bom
  • Higor Elias Cabral
    Cidade: São Paulo
    Música: Mc Davizera Crescimento
  • Higor Elias Cabral
    Cidade: São Paulo
    Música: Mc Davizera Crescimento
  • Wellington Soares
    Cidade: Monte Sião
    Música: Mc Davizera- Crescimento.
Notícias Atualizadas

Publicidade Lateral



Estatísticas
Visitas: 384710 Usuários Online: 2


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:






Converse conosco pelo Whatsapp!
Rádio Cidade das Malhas FM
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade das Malhas FM - Todos os direitos reservados