Regional

Publicada em 17/07/20 às 10:43h - 29 visualizações
Águas atende recomendação do MP e retorna à fase vermelha

Tribuna das águas


 (Foto: Tribuna das águas )

Quase duas semanas depois da Direção Regional de Saúde de Campinas (DRS-7) retornar à Fase Vermelha do Plano SP, a Prefeitura de Águas de Lindoia editou decreto para que a cidade cumpra a determinação estadual. Até quarta-feira, 15, o município ainda encontrava-se na Fase Laranja. Com o novo decreto, apenas serviços essenciais podem funcionar. O comércio em geral deve permanecer fechado, mas na tarde desta quinta-feira, 16, muitos estabelecimentos permaneceram abertos.

Uma nova reclassificação da região, que engloba 42 municípios, entre eles os que compõem o Circuito das Águas, pode acontecer nesta sexta-feira, 17. Para sair da fase mais restritiva, a DRS de Campinas precisa apresentar índice de ocupação de leito menor que 80%. Qualquer porcentagem igual ou superior coloca a área na fase vermelha.

Nesta quarta-feira, 15, a rede estadual do SUS de Campinas, formada pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e pelo Hospital de Clínicas da Unicamp (HC) e que atende pacientes da região, estava com 93 leitos ocupados e 10 livres, numa porcentagem de 89,2% de ocupação.

 

Negativa

Na semana passada, os prefeitos do Circuito das Águas tentaram convencer o governo estadual a colocar a microrregião em uma sub-região. Um estudo com dados de número de pacientes infectados e internações foi encaminhado ao governo.

O documento apresentava informações de moradores que precisaram ser internados no Hospital Anna Cintra, em Amparo, mas não mencionou a quantidade de pacientes que foram transferidos para hospitais de Campinas.

Na sexta-feira, 10, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, afastou a possibilidade de se criar a sub-região e disse que toda a região de Campinas permaneceria na fase 1 – vermelha contra o avanço da covid-19.

“Nós sempre buscamos avançar aqui no governo do estado, mas a regra que está posta e tem feito avançar o estado de SP é por DRS [Delegacia Regional de Saúde], e nós seguimos nessa lógica”, disse Vinholi.

As cidades integrantes da DRS Campinas são: Águas de Lindóia, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Cabreúva, Campinas, Campo Limpo Paulista, Cosmópolis, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindoia, Louveira, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Morungaba, Nazaré Paulista, Nova Odessa, Paulínia, Pedra Bela, Pedreira, Pinhalzinho, Piracaia, Santa Bárbara D’Oeste, Santo Antônio da Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Tuiuti, Valinhos, Vargem, Várzea Paulista e Vinhedo.

 

Setores autorizados a funcionar na Fase Vermelha do Plano SP

Saúde: hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas, lavanderias e estabelecimentos de saúde animal.

Alimentação: supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres. É vedado o consumo no local.

Bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega (delivery) e que permitem a compra sem sair do carro (drive thru). Válido também para estabelecimentos em postos de combustíveis.

Abastecimento: cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção.

Logística: estabelecimentos e empresas de locação de veículos, oficinas de veículos automotores, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos.

Serviços gerais: lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica de produtos eletroeletrônicos e bancas de jornais.

Segurança: serviços de segurança pública e privada.

Comunicação social: meios de comunicação social, inclusive eletrônica, executada por empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

Construção civil, agronegócios e indústria: sem restrições.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Redes Sociais


(35)3465-2108

No Ar
Inicio de tarde com Daiana
Peça sua Música

  • mario lucio
    Cidade: Monte Sião
    Música: ACDC
  • Felipe Lima
    Cidade: Monte Sião
    Música: Dantas & Léo - Tocaia
  • Michely
    Cidade: Rio Azul PR
    Música: na conta da loucura
  • Antônio
    Cidade: Monte Sião
    Música: Jejum de Amor
  • Claudemir
    Cidade: Monte siao
    Música: Meu refúgio o monte
  • Claudemir
    Cidade: Monte siao
    Música: Meu refúgio o monte
Publicidade Lateral
Estatísticas
Visitas: 238243 Usuários Online: 18


Chat dos Ouvintes

Digite seu NOME:


Parceiros

Rádio Cidade das Malhas FM
Copyright (c) 2020 - Rádio Cidade das Malhas FM - Todos os direitos reservados